top of page

Cursinho Popular abre vagas para novos voluntários no DF

Atualizado: 10 de mai. de 2023

A equipe está crescendo! De 8 a 30 de maio, estarão abertas as inscrições para professores voluntários de todas as matérias cobradas nos principais vestibulares. O novo edital também anuncia vagas para os postos de assessores, psicólogos, monitores e assistentes sociais. As inscrições para estes cargos vão até 23 de maio. A lista completa está no edital de abertura do processo seletivo. O objetivo é reforçar o quadro de professores e da equipe administrativa para as aulas do próximo semestre. Confira os editais: https://www.galtvestibulares.com.br/vagas


Foto: Galt Vestibulares/Arquivo

Desde quando foi criado, em 2015, o Galt já atendeu mais de 600 alunos com aulas gratuitas preparatórias para exames como Vestibular tradicional, PAS (Programa de Avaliação Seriada da UnB) e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Semestralmente, novos processos seletivos para a equipe docente e discente são abertos para que novos voluntários façam parte da equipe do cursinho e tenham a experiência de trabalhar no serviço voluntário de ensino, auxiliando jovens e adultos a alcançarem o objetivo de ingressarem em universidades.


“Convido a todos que queiram contribuir com uma educação mais inclusiva no Brasil e aprender conosco em um ambiente acolhedor a participarem do nosso Processo Seletivo de Docentes e do Administrativo”, diz Erysson Vitor, diretor de ensino do Galt.


O Galt muda vidas


O trabalho no Galt, além de contribuir para a construção do sonho de dezenas de pessoas que desejam ingressar em universidade, também colabora com a qualificação profissional dos docentes. “A oportunidade de lecionar pelo Galt tem contribuído bastante para a minha formação profissional no sentido de trazer experiências com alunos e em sala de aula. Além de uma satisfação em fazer parte da construção de um degrau na escada dos sonhos das pessoas”, analisa Junio Guimarães, professor de biologia do Galt desde 2022.


Junio ingressou por meio do processo seletivo realizado em 2021, e relembra que foi aprovado, mas ficou no cadastro reserva por um tempo até ser chamado no ano seguinte. Durante 2022, as aulas eram apenas on-line, com exceção dos aulões, que aconteciam de forma presencial. Para o professor, ensinar biologia “é um desafio muito grande e prazeroso ao mesmo tempo, pois temos a oportunidade de apresentar a vida e seu funcionamento de uma forma muito diferente”, diz.

Professores das cadeiras de Biologia, Geografia e História reunidos após o 1° Aulão do ano. Foto: Galt Vestibulares/Arquivo

Andrey Duarte, também professor de Biologia no Galt, começou no mesmo ano que seu colega de cadeira. Para ele, a experiência tem sido incrível, principalmente com a volta das aulas presenciais. “Conhecer os alunos pessoalmente, analisar a reação deles em tempo real e perceber se estão acompanhando o conteúdo ou não, a descontração e piadas dos alunos durante a aula, é uma experiência muito enriquecedora quando você dá aula para alunos que querem estar ali. Sempre saio da sala revigorado e tenho mais certeza que amo dar aula”, avalia.


Networking


Há quem diga que o mundo é feito de contatos, enquanto outros preferem aquele famoso ditado “quem tem amigo não morre pagão”. Mas uma coisa é fato: conhecer pessoas, histórias e realidades diferentes é um privilégio. No Galt, a criação de vínculos acontece naturalmente, seja de forma virtual ou presencial.


Andrey Duarte relembra que por meio do Galt pode conhecer pessoas incríveis que também estavam cursando ou já eram formados em biologia. “Foi uma excelente ampliação de networking. Profissionalmente, além do aumento do networking, permitiu que eu aprimorasse minha prática docente, tanto com o planejamento de aulas quanto à regência propriamente dita”, explica.


Um dos principais frutos do Networking do Galt foi a parceria com a UDF, que permitiu a volta ao presencial Foto: Galt Vestibulares/Arquivo

Processo seletivo professores e assessores Galt


Para os cargos ligados a parte administrativa do Galt, descritos no edital, o trabalho será totalmente em home office. No caso dos assessores, a carga horária será de sete horas semanais. Após período de experiência que dura um semestre, o contrato tem tempo indeterminado, exceto para os assessores da Presidência que prestaram serviços apenas durante esta gestão, ou seja, até o final do ano. Para todos os cargos o processo seletivo é composto por duas etapas obrigatórias: preenchimento do formulário on-line e entrevista. O resultado final será divulgado em 31 de maio.


Já para os cargos de docente, o processo é um pouco diferente. Os candidatos deverão fazer a inscrição no formulário on-line e, para os aprovados na inscrição, ministrar uma aula teste com duração de 15 minutos sobre um dos temas sugeridos no edital. A carga horária tanto para o cargo de professor quanto para o de monitor é de em média quatro horas semanais. O resultado será publicado no dia 7 de junho.


A Presidente Organizacional do Galt, Maíra Yumi, em um momento de descontração da aula inauguralFoto: Galt Vestibulares/Arquivo

De acordo com a presidente organizacional do Galt, Maíra Yumi, os novos voluntários começaram as atividades em junho, data da aula inaugural, porém os professores iniciaram os trabalhos no próximo semestre. Maíra destaca que o intuito do processo seletivo é aumentar o quadro de profissionais que têm o mesmo desejo, contribuir para a educação. “A expectativa é que consigamos alcançar e chamar muitas pessoas que tenham interesse em contribuir com o Galt”, diz.


Um detalhe interessante é que o Galt emite certificado de horas complementares para os voluntários, uma ótima chance de você conseguir quitar aquelas horinhas que faltam na faculdade e ainda adquirir experiência, não é mesmo?


Restou alguma dúvida? Envie um e-mail para o departamento de Gente e Gestão no endereço eletrônico: genteegestao@galtvestibulares.com.br.


O Galt é uma oportunidade ímpar para se aprimorar pessoal e profissionalmente, é muito enriquecedor dar aula para alunos que querem estar ali e que estão empolgados para aprender mais e mais. Falando mais especificamente da Biologia, é uma cadeira muito unida, composta por pessoas incríveis, sempre muito solícitas e responsáveis. O Galt é uma oportunidade maravilhosa para quem deseja de fato ser professor, recomendo a todos!”.

– Andrey Duarte, professor de Biologia no Galt



Por: Wanessa Alves - Galt Vestibulares

Revisão: Vinícius Zandonai

163 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page