top of page

Os benefícios do trabalho voluntário no currículo

Atualizado: 4 de jul. de 2023

Em muitas empresas e instituições, um dos pré-requisitos para concorrer a uma vaga de emprego é a experiência de seis meses no cargo desejado. Mas como conseguir comprovar que você tem conhecimentos na área se o mercado de trabalho tradicionalmente mostra resistência a profissionais recém formados? Uma alternativa para adquirir a experiência necessária é o ingresso em um projeto social como voluntário.


“Ter atividades extracurriculares é essencial, principalmente para recém formados, pois uma vez que o mercado de trabalho é bem competitivo, é importante que a pessoa tenha experiência prática, independente da sua área de atuação”, explica o ex-voluntário do Galt Gustavo Sales.

Gustavo Sales, ex-assessor e diretor de Gente e Gestão do Galt. Foto: Arquivo/Galt.

Ao se formar em psicologia, Gustavo Sales conta que as principais experiências descritas no currículo dele eram do período em que foi assessor e diretor de Gente e Gestão no Galt, o conhecimento que adquiriu como voluntário contribuíram muito para que ele alcançasse o cargo de assessor técnico de recursos humanos em uma instituição de ensino e pesquisa do agronegócio.


“Além disso, também me ajudou a conseguir o emprego que tenho atualmente, pois as experiências que eu tive no Galt fazem sentido para o cargo que eu exerço, e mostraram que eu era uma pessoa proativa. Então com certeza é um grande diferencial”, avalia.



A teoria e a prática juntas no trabalho voluntário


Gustavo Sales ingressou no Galt quando estava no sétimo semestre de psicologia e permaneceu durante um ano e três meses no setor de Gente e Gestão. Para ele, a experiência foi ótima e contribuiu para que ele desenvolvesse mais confiança e uma base sólida de conhecimentos práticos na profissão. “Me trouxe mais embasamento profissional para o meu emprego atual, pois já tinha uma experiência prática em atividades similares às que exerço hoje”, explica.


As vivências em projetos sociais trazem benefícios não só para a formação profissional, mas também para o desenvolvimento pessoal, além disso, você está contribuindo de forma a vida de alguém que é assistido pelo projeto. No Galt, o trabalho do Gustavo era o recrutamento de professores. Dessa forma, ele colaborou, de forma indireta, para o aprendizado de centenas de jovens alunos do projeto.


“De qualquer forma, independente se a sua atuação é direta ou indireta, você consegue auxiliar aqueles estudantes que não teriam acesso a esse tipo de ensino, sendo muitas vezes o diferencial para que ele alcance a aprovação. Assim, no trabalho voluntário você acaba agindo em prol da sociedade, impactando-a de maneira positiva”.

Vem para o Galt!


Quer melhorar seu currículo e contribuir para educação de centenas de jovens e adultos? Então corre para o Galt! Estamos com inscrições abertas, até 23 de maio, para assessores, psicólogos, monitores e assistentes sociais. Se você é professor ou está cursando licenciatura tem vaga para você também, as inscrições para docentes vão até 30 de maio. É tudo gratuito e a inscrição é on-line. Confira os editais clicando aqui.


Desde quando foi criado, em 2015, o Galt já atendeu mais de 600 alunos com aulas gratuitas preparatórias para exames como Vestibular tradicional, PAS (Programa de Avaliação Seriada da UnB) e Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).


Semestralmente, novos processos seletivos para a equipe docente e discente são abertos para que novos voluntários façam parte da equipe do cursinho e tenham a experiência de trabalhar no serviço voluntário de ensino, auxiliando jovens e adultos a alcançarem o objetivo de ingressarem em universidades. Mais de 130 voluntários fazem parte do projeto.



Por: Wanessa Alves - Galt Vestibulares

Revisão: Vinícius Zandonai


86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page