PROCESSOS SELETIVOS: Saiba como ingressar em uma instituição de ensino superior

Para aqueles que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior, ainda há tempo. Diversos processos seletivos foram abertos para o segundo semestre de 2021


ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni), é uma iniciativa do Governo Federal para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. Abertas duas vezes por período, as inscrições do ProUni são divididas em duas etapas, uma no primeiro e outra no segundo semestre do ano. A inscrição estará disponível para ser realizada a partir do dia 13 de julho de 2021 e deve ser feita pelo estudante através do site do programa.


Desde 2004, o ProUni oferta bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares. O programa nacional é destinado para os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mas não ingressaram em uma instituição de ensino público superior através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes que desejam concorrer às vagas destinadas no programa, devem verificar se cumprem algum dos requisitos necessários para a inscrição:

  • Possuir renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;

  • Ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou ter estudado parte ou todo o ensino médio em escola privada com bolsa integral;

  • Ser portador de deficiência física;

  • Ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Portanto, caso o candidato cumpra um dos itens anteriores, é indispensável que o mesmo tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido pelo menos 450 pontos de média nas notas. Se porventura o estudante tiver obtido nota zero na redação, estará desclassificado do processo seletivo.

Para a efetuar a inscrição, serão requisitados o CPF, o número de inscrição no Enem e a senha cadastrada no site do Enem. Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições e o tipo de bolsa (integral ou parcial). Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.

As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo da instituição de ensino superior escolhida.


Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), é a principal prova e meio de acesso para universidades federais e estaduais do país. Realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP,) e sob autonomia do Ministério da Educação, a última prova realizada em janeiro de 2020 contou com mais de 5 milhões de inscritos.

Os candidatos que desejam realizar o exame em 2021, devem se registrar na página do participante até 14 de julho, às 23h59. Para os que não tinham direito à isenção da taxa (ou que solicitaram o benefício, mas não conseguiram aprovação), haverá a cobrança de 85 reais.

A prova será ministrada em dois finais de semana, as versões impressa e digital serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro) e terão perguntas iguais.

  • A prova do dia 21 será composta por 45 questões de linguagens, 45 questões de ciências humanas e redação.

  • No dia 28 serão aplicadas 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.

Os candidatos devem se atentar aos horários de aplicação (no fuso de Brasília). A abertura dos portões está prevista para às 12h com o fechamento às 13h. O início do exame está marcado para às 13h30m.


Vestibular/PAS


O vestibular da UnB é uma das provas para poder entrar na Universidade de Brasília. Realizada pelo Cebraspe, a prova normalmente ocorre no mês de junho e visa ingressar os alunos no segundo semestre letivo. Em 2019 contou com 14.696 inscritos e 2.105 vagas disponíveis entre os cursos.

O Link para consulta de data, horário e informações sobre a prova do Vestibular é feito através do site do Cebraspe. O estudante que desejar participar do processo seletivo, deve realizar a inscrição na modalidade escolhida por meio deste endereço eletrônico.

São disponibilizadas no site as seguintes opções de vestibular:

  • Vestibular Tradicional

  • Indígena/Funai

  • Libras

  • UNCISAL

O Programa de Avaliação Seriada (PAS), é um processo seletivo da Universidade de Brasília (UnB), realizado ao longo dos três anos do ensino médio regular. Atualmente, a Universidade destina metade das vagas em todos os seus cursos aos aprovados no Programa, abrindo as portas da Instituição para os estudantes do ensino médio de forma gradual e progressiva.

As provas são interdisciplinares, com o objetivo de verificar o desempenho das competências e habilidades desejadas para os futuros universitários. A avaliação valoriza a aprendizagem escolar, mas não se detém aos conhecimentos isolados nas disciplinas.

Cada avaliação é feita a partir dos conhecimentos estudados pelos alunos do ensino médio de acordo com o ano letivo. As datas e horários das provas variam de acordo com a escolaridade, o candidato deve checar sua informação de prova no site do Cebraesp.




56 visualizações0 comentário