top of page

Voltamos! Encontro do Galt marca início das aulas

No último domingo, 26 de março, realizamos a primeira aula presencial com os novos Galtinhos. A aula Inaugural marcou o início do semestre letivo no cursinho e contou com a presença dos novos alunos das turmas do Pré-Enem, que neste semestre terá uma turma presencial e outra no formato on-line. As aulas acontecerão em um espaço cedido do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), na Asa Sul, em Brasília (DF).


Com duração de cerca de três horas, o evento aconteceu no Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), e apresentou aos novos estudantes os projetos da equipe de psicologia do Galt; os projetos do pedagógico (tutoria); a rotina das aulas na UDF e também a como será o dia dia no on-line; as regras de convivência; e o calendário anual (cine debates, aulões interdisciplinares, simulados).




Aline Barbosa, coordenadora pedagógica do Galt. Foto: Galt Vestibulares/Arquivo

Ao todo, são 117 alunos matriculados para o semestre. A primeira semana será on-line para todas as turmas, e a partir da semana seguinte, o turno vespertino passará a ser presencial. Para a transição do on-line para o presencial, a coordenação pedagógica fará uma supervisão sobre o andamento das aulas. “Teremos um acompanhamento da rotina presencial a partir dos relatos dos professores e de algumas visitas da equipe pedagógica e demais diretorias em horários e dias esporádicos, conforme a disponibilidade”, explica a coordenadora pedagógica Aline Barbosa.


Expectativa


O primeiro dia de aula sempre traz aquele misto de ansiedade, medo e alegria por estar começando um novo ciclo, não é mesmo?

Lívia Velasco, aluna do Galt Vestibulares. Foto: Galt Vestibulares/Arquivo

A estudante Lívia Velasco foi uma das aprovadas para a turma presencial do Pré-Enem 2023. Ela diz estar animada e, ao mesmo tempo, ansiosa. “É o primeiro cursinho que eu faço, não sei bem o que esperar”. Para a estudante, ter o acompanhamento pedagógico e psicológico de pessoas que estão ou já fizeram faculdade, como é o caso dos voluntários dos Galt, faz toda a diferença. “Fica mais próximo da gente, eles sabem ter compreensão com os alunos", ela completa.




Torcida da família


Alessandra Lopes é mãe da estudante Mariana Lopes, aprovada no último processo seletivo do Galt. Ela conta que conheceu o projeto por meio de uma amiga que viu o anúncio das vagas nas redes sociais. “Nós estávamos procurando por um cursinho, ela [Mariana] está no terceiro ano e devido aos valores dos cursos particulares, estava bem difícil. E quando vimos essa oportunidade nós agarramos”, relembra.


Antes de inscrever a filha, Alessandra conta que pesquisou sobre o Galt para verificar se o curso realmente era seguro e oferecia um bom ensino. “Ouvi falar muito bem do Galt e dos seus professores. Um curso bastante profissional e bem procurado. Me senti mais segura em deixá-la participar. Tenho certeza de que ela vai voar alto”.


Orgulhosa da conquista da filha, Alessandra diz que está confiante no futuro de Mariana, tendo em vista o ótimo histórico escolar da menina que sempre estudou em escola pública. “Acho que ela está no lugar certo e vai aproveitar as oportunidades que serão dadas no cursinho”, avalia.



Mariana Lopes com a mãe, Alessandra Lopes. Foto: Galt Vestibulares/Arquivo


Reencontro no presencial


Amigos desde os tempos do ensino médio, Rafaela Ferreira, Luiz Eduardo e Sara Yasmin se reencontraram no Galt e, por coincidência, todos serão colegas de turma nas aulas presenciais que começarão na próxima segunda-feira, 3 de março.

Luiz Eduardo, que sonha em cursar licenciatura em artes visuais na UnB, relembra que conheceu o trabalho do Galt por meio da prima, ex-aluna do Galt e recém aprovada em

Sara Yasmin, Luiz Eduardo e Rafaela Ferreira, alunos do Galt. Foto: Galt Vestibulares/Arquivo

história na Universidade Católica de Brasília (UCB). “Como eu não passei nas primeiras chamadas do vestibular, achei que era uma boa [entrar para o Galt], aí eu convidei a Rafa e por coincidência, descobrimos que a Sara também estava fazendo o processo seletivo”, explica.


Durante essa semana, de 27 a 1° de abril, as aulas serão on-line. Mesmo assim, Luiz Eduardo se diz animado. “Querendo ou não foi reencontro depois de alguns anos. Acho que é mais gostoso quando você está estudando com pessoas que você conhece e gosta perto de você”, analisa.


O processo seletivo de novos alunos do Galt é dividido em três etapas: inscrição, vestibulinho (prova objetiva e discursiva) e entrevista com a equipe do curso. Para Rafaela Ferreira, que almeja cursar ciências biológicas na UnB, a parte mais desafiadora até agora foi o vestibulinho. “Eu estava um pouco nervosa, porque nós terminamos o ensino médio e depois de eu não ter conseguido ser aprovada em nenhum vestibular, fiquei um pouco apreensiva, mas foi tranquilo”, explica.

Assim como o Luiz Eduardo, a Sara Yasmin também conheceu o Galt por meio da família, a irmã dela, Juliana, foi uma Galtinha durante o ano de 2020, época que o curso estava no formato on-line devido a pandemia de covid-19. Quase três anos depois, hoje é a Sara que está iniciando os estudos aqui no Galt com o objetivo de ser aprovada em medicina na UnB. “Estou animada para esse retorno presencial e, principalmente, porque temos pessoas conhecidas e vamos nos apoiar durante o semestre.



Nosso sonho é do tamanho seu!


O semestre letivo está apenas começando. Aline Barbosa deixou um recado aos novos alunos em nome da coordenação pedagógica: “Desejamos um ano marcado por muito estudo, boas amizades e conquistas. Preparamos um curso para que o nosso Galtinho esteja bem assistido e realize seus sonhos. Conte conosco e sonhe grande! Nosso sonho é do tamanho seu!”.


Aline Barbosa, coordenadora pedagógica do Galt. Foto: Galt Vestibulares/Arquivo




Por: Wanessa Alves - Galt Vestibulares

Revisão: Vinícius Zandonai



134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page