top of page

O que é o Enem? Tudo sobre a prova mais importante do Brasil

Atualizado: 17 de set.

Se você já se perguntou o que é o Enem, hoje iremos te explicar tudo o que precisa saber sobre o tão famoso Exame Nacional do Ensino Médio: como funciona, quem pode participar e como ele pode abrir portas para o ensino superior. 

Criado em 1998 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Enem tinha o intuito de avaliar a educação básica no Brasil. A partir de 1999 passou a ser fundamental para o ingresso ao ensino superior. Em 2009, adotou a Teoria de Resposta ao Item (TRI) como mecanismo de correção e se tornou oficialmente uma porta de entrada para o ensino superior.

Dados deste ano divulgados pelo Ministério da Educação, apontam cerca de 4,8 milhões de pessoas inscritas para a edição 2025. Com aumento de 38% em relação a 2022, mostrando a relevância do exame como oportunidade acadêmica. 

O Exame tem um papel estratégico na formulação de políticas públicas, é sem dúvida um dos principais instrumentos que orientam a educação básica do país.  

Se preferir, navegue pelo índice:


ree

1. Como é a prova?

O Enem acontece anualmente, com aplicação da prova dividida em dois dias, com duração média de 5h30 por dia. O formato é interdisciplinar, engloba interpretação de textos, gráficos e questões contextualizadas. 

Vamos mapear para você saber exatamente o que terá pela frente, além da redação dissertativa/ argumentativa, serão 180 questões divididas em:

  • Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Português, Literatura, Artes, Educação Física, Língua Estrangeira: Inglês e Espanhol) - 45 questões. 

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) - 45 questões 

  • Matemática e suas Tecnologias - 45 questões 

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química Física e Biologia) - 45 questões 

  • Redação


2. Entenda a Teoria de Resposta ao Item - TRI

O TRI é a metodologia aplicada no cálculo da nota do Enem. Nesse método não é avaliado apenas acertos, mas também coerência desses acertos em relação ao nível de dificuldade das questões. Alerta: chutes aleatórios não aumentam significativamente a pontuação! 


3. Quem pode fazer?

O Enem é principalmente para estudantes do 3° ano do Ensino Médio que tenham o desejo de ingressar no ensino superior. Quer fazer a prova, mas está no 1º ano ou no 2º ano do ensino médio? Você também pode, no entanto, na categoria de treineiro. 

Desde 2017, a possibilidade de obter a certificação de conclusão do Ensino Médio, através do exame nacional, estava suspensa, nesta edição está de volta, para pessoas maiores de 18 anos. Graças a política de acessibilidade, todos os candidatos têm garantida a igualdade de condições. 


4. Para que serve?

O Enem é muito mais do que uma avaliação simples, ele é utilizado por diversos setores da educação. Como as instituições privadas e públicas que o usam  como método de avaliação do desempenho acadêmico de seus estudantes, para diagnosticar melhorias em suas diretrizes ou identificar pontos fortes e fracos.

Já o Ministério da Educação utiliza os dados para construção de políticas públicas e diretrizes da educação básica do país. Para os estudantes, graças a nota obtida na avaliação, podem ingressar em universidades federais, privadas e até estrangeiras. 


5. Como aproveitar a nota do Enem

Muito mais do que um número, a nota do Enem pode ser a sua porta de entrada em uma universidade. É possível conquistar vagas em três programas de bolsas estudantis do Ministério da Educação (MEC): 


5.1 Sistema de Seleção Unificado (Sisu)

Se seu sonho é estudar em uma universidade pública ou instituto federal? Com o Enem você pode. O Sisu ocorre uma vez ao ano, com objetivo de preencher vagas, porém aceita apenas notas do Enem da edição atual.


5.2 Programa Universidade para Todos (ProUni)

Agora se seu sonho sempre foi ir para uma universidade privada, está é a melhor opção para você. São ofertadas bolsas parciais e integrais, duas vezes ao ano abre inscrições. Existem critérios como renda per capita,  forma como cursou o ensino médio e notas do Enem. No entanto, são aceitas apenas as duas últimas edições do Enem para o Prouni.


5.3 Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)

Fornece financiamentos estudantis para instituições privadas do país. Para tirar seu curso dos sonhos do papel. Aceita a nota do Enem desde 2010, costuma abrir dois processos de seleção anuais.


5.4 Outras formas de ingresso

Além dessas três formas de ingresso, os estudantes ainda podem usar o Enem para participar de vestibulares realizados por diversas universidades ao longo do ano. E ainda pode ser usado para estudar em universidades de Portugal. 


6. O que levar no dia da prova? 

É essencial estar preparado para a prova, mas também para as etapas que antecedem o início dela. Evite imprevistos, confira a checklist do que precisa levar nos dois dias de Enem:

  • Documento de identificação oficial com foto, podendo ser: RG, CNH, Passaporte, Carteira de Trabalho. 

  • Caneta preta de tubo transparente. Dica: leve mais de uma!

  • Garrafa d'água transparente e sem rótulo. 

  •  Lanches em embalagem transparente ou na original.

  • Cartão de confirmação do Enem, apesar de ser opcional, recomendamos que leve.


7. Como estudar para o Enem? 

A questão que resta é a respeito da preparação para a prova. Precisará de estratégia e constância. Você precisa ir além de estudar muito, precisa estudar de forma inteligente. Existem muitas formas de fazer isso, tais quais:

  • Vídeos aulas: Podem ser úteis na revisão de conteúdos complexos e aprender de maneira mais visual e dinâmica. 

  • PDFs e apostilas: Ideias para a parte teórica, podendo fortalecer teorias e consultar resumos de forma prática. 

  • Resolução de questões e simulados: Esse tópico é um dos mais cruciais para entender o estilo das perguntas do Enem, se acostumando com a TRI.

  • Grupos de estudos: Estudar juntos possibilita a troca de ideias, revisar conteúdos e ter uma motivação extra. 

O Galt pode ser um grande aliado seu nessa etapa tão importante. Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas, todas as atualizações sobre o Enem e outros vestibulares que precisa saber e também oportunidades de ingresso ao cursinho. 

Comentários

Não foi possível carregar comentários
Parece que houve um problema técnico. Tente reconectar ou atualizar a página.
bottom of page