Desde 2015 o Brasil adotou o mês de setembro para divulgação de campanhas sobre a prevenção e conscientização contra o suicídio.
Mas você sabe qual a origem do Setembro Amarelo?
Tudo começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. Ele era conhecido por ser uma pessoa carinhosa e ter muitas habilidades com mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.
Porém, em 1994 Mike se suicidou, na época tinha apenas 17 anos. Infelizmente a família e os amigos de Mike não perceberam os sinais de que ele pretendia se matar.
Para o funeral de Mike seus amigos prepararam uma cesta de cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. Essa ação ganhou grandes proporções e estendeu-se por todo o país.
Muitos jovens utilizaram cartões amarelos para pedir ajuda a pessoas próximas. E a fita amarela foi escolhida como símbolo do movimento, visando incentivar aqueles que têm pensamentos suicidas a buscarem ajuda.
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2003, instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike foi a cor escolhida para representar essa campanha.
É importante falarmos abertamente sobre o assunto, pois ainda há muito tabu acerca do tema, sendo fundamental a desconstrução dos mitos e preconceitos que ainda existem em nossa sociedade, pois apenas debatendo o assunto torna-se possível a identificação de sinais da ideação suicida e a descoberta de como ajudar ou buscar ajuda.
Canais de ajuda:
CVV - Ligue 188. A ligação é gratuita, você não precisa se identificar e funciona 24h por dia todos os dias da semana.
CAPS - Centros de Atenção Psicossocial. Existem diversos espalhados em várias regiões do país.
NUSAM - Ligue 192. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Samu (Para situações emergenciais).
Este texto foi produzido pela Equipe de Psicologia do Galt
fonte: https://www.setembroamarelo.com/
Comments