Dia do professor: história, exemplos e impacto na sociedade
- Kauana Kempner
- há 5 dias
- 11 min de leitura
O Dia do Professor é uma das datas mais importantes do calendário escolar, afinal, a educação é o pilar da sociedade. Neste dia 15 de outubro, homenageamos os professores que formaram todos os outros: os professores. Mais do que transmitir conteúdos, eles compartilham valores, orientam sobre a vida e despertam nos alunos o desejo de aprender mais sobre o mundo. Se preferir navegue pelo índice:

1. O que é o Dia do professor?
No Brasil, o Dia do Professor é celebrado em 15 de outubro. A data teve origem em 1827, com a assinatura da lei que regulamenta o ensino elementar, por Dom Pedro I. Porém, somente em 1963, com o Decreto Federal n° 52.682 assinado pelo presidente João Goulart, que a data passou a ser oficialmente reconhecida e estabelecida como feriado escolar.
Além de uma simples celebração e homenagem, desde então, o 15 de outubro passou a ser uma oportunidade para refletir e valorizar a dedicação desses profissionais que moldam gerações e impactam diretamente o futuro da sociedade.
2. Como se tornar professor no Brasil?
Quem deseja seguir a carreira docente no Brasil precisa cursar o ensino superior em instituições reconhecidas pelo MEC, geralmente em Pedagogia ou em cursos de Licenciatura em áreas específicas.
Para atuar na Educação Básica, basta concluir a licenciatura e/ou formação pedagógica;
Para se tornar professor universitário, é necessário ter pós-graduação, mestrado, e muitas vezes doutorado;
Ser professor significa muito mais do que ensinar conteúdo, é ajudar a formar caráter, estimular a curiosidade, promover o respeito e preparar os alunos para o futuro. Como em todas as profissões existem desafios, mas nada mais gratificante do que ver seus alunos se desenvolvendo em diversas áreas. De acordo com a “Pesquisa de opinião com professores e professoras de escolas públicas brasileiras” promovida pelo Itaú Social e Todos pela Educação, 91% dos professores entrevistados concordam totalmente que o que traz mais satisfação na profissão é quando percebem que os alunos estão aprendendo.
2.1 Formação pedagógica
A formação pedagógica é um caminho alternativo para quem possui diploma de bacharel ou tecnólogo e deseja lecionar na Educação Básica, mesmo sem possuir Licenciatura. Essa modalidade surgiu para suprir a falta de professores no Brasil e ampliar a atuação profissional.
Esse curso é indicado para graduados, que possuam interesse em dar aulas na mesma área de formação acadêmica. Exemplo prático: um bacharel em Biologia pode se tornar professor de Ciências ou Biologia. Embora domine os conteúdos técnicos (também necessários para lecionar), ele ainda necessita aprender os métodos de ensino e práticas de sala de aula.
Após a conclusão do curso, o profissional está apto para lecionar nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, tanto em escolas públicas, quanto privadas. Os cursos de formação pedagógica tem uma carga horária mínima de 540 horas, com duração que varia de 1 a 2 anos.
O diploma é reconhecido pelo MEC, por conta disso é válido em todo o território nacional. Em muitos casos é aceito em concursos públicos. Existem diferentes possibilidades de ingresso:
Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor): programa público que apoia a formação inicial e continuada de docentes;
Universidades privadas: diversas instituições oferecem cursos presenciais e a distância (EAD). Antes de realizar sua matrícula, verifique se o curso é reconhecido pelo MEC.
Exemplo de Universidade Públicas: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), UFPI, UFOPA, UFMS, UFSCar, UFRRJ, UFFS
Exemplos de Universidades Privadas: Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), Estácio, Universidade UNINABUCO DIGITAL, Universidade Mackenzie e Faculdade Campos Elíseos (FCE).
3. Exemplos de grandes professores ao longo da história do Brasil
Ao longo da história, o Brasil contou com muitos educadores que deixaram legados fundamentais para a educação.
3.1 Anísio Teixeira
Anísio Teixeira é um nome fundamental na história da educação brasileira. Um dos maiores defensores da escola pública, gratuita, laica e de tempo integral no Brasil, ele foi muito além das ideias, as colocou em prática. Sua visão levou à criação de instituições essenciais como as Escolas Parque, a Universidade de Brasília (UnB) e a CAPES. Além disso, foi fundador e primeiro diretor do Inep, consolidando seu legado como um dos grandes arquitetos do nosso sistema educacional.
3.2 Darcy Ribeiro
Antropólogo e educador, Darcy Ribeiro se tornou um dos mais importantes ativistas pela escola pública de qualidade. Em sua gestão como Ministro da Educação, implementou uma de suas mais notáveis criações: os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), no Rio de Janeiro. Esses centros ofereciam uma abordagem revolucionária com ensino de tempo integral e uma gama de atividades extracurriculares, mostrando que uma educação completa e de excelência era possível para todos.
3.3 Paulo Freire
Considerado um dos educadores mais influentes do mundo, Paulo Freire dedicou sua vida à educação popular e à pedagogia crítica. Para ele, a educação não era apenas sobre aprender a ler e escrever, era um ato político, uma ferramenta poderosa para a libertação. Sua metodologia de alfabetização, baseada no contexto de vida dos alunos, valorizava o conhecimento prévio e a realidade dos estudantes, tornando o aprendizado um processo de diálogo e conscientização, e não de mera memorização.
4. O papel dos professores na vida dos seus alunos
O professor não transmite apenas conhecimento acadêmico. Ele também contribui no desenvolvimento emocional, social e humano de cada estudante. Sendo assim, o papel desempenhado na vida dos estudantes é transformador.
A convivência diária, proximidade e trocas são fatores que ajudam na construção da autoconfiança, professores inspiradores contribuem para que seus alunos sejam engajados e com vontade de aprender, corajosos e não tenham medo de errar.
Entre os principais impactos estão:
Conhecimento adquirido: ferramentas para a vida;
Pensamento crítico: aprender a questionar, analisar e avaliar informações;
Valores e ética: responsabilidades, respeito, empatia e honestidade;
Apoio emocional: muitas vezes, atua como conselheiro e ouvinte;
Preparados para o futuro: habilidades essenciais para o mercado de trabalho e a vida;
Inspiração: motivam os alunos a acreditar em si mesmos.
5. O uso da tecnologia
Com o avanço tecnológico, o papel do professor mudou, de “detentor do conhecimento”, para mentor e mediador.
A tecnologia pode ser uma grande aliada em sala de aula, isso quando usada de forma estratégica. Os professores precisavam se reinventar, entender as tendências que atraem a atenção dessa nova geração. Existem algumas formas de aplicar o uso de tecnologias em sala de aula.
5.1 Automatizar processos
A tecnologia pode ser sua maior aliada para automatizar tarefas repetitivas e ganhar tempo. Com as ferramentas certas, você reduz a carga de trabalho operacional.
Correção e elaboração de provas: Use ferramentas como Google Forms e Microsoft Forms para criar testes com correção automática. Plataformas como Kahoot! e Socrative permitem avaliações instantâneas, transformando a checagem de conhecimento em uma atividade mais dinâmica.
Gestão de notas e desempenho: sistemas de gestão de aprendizado, como Google Classroom, Moodle e Canvas automatizam a coleta de notas, organizam o desempenho dos alunos e geram relatórios detalhados.
5.2 Otimizar tempo
A automatização é a chave para otimizar seu tempo e focar no que realmente importa, a qualidade da sua aula. Ao gerenciar melhor as tarefas, você tem mais tempo para planejar estratégias e melhorar o conteúdo pedagógico.
Organização e planejamento: use aplicativos de gestão de tarefas como Trello e Asana para organizar o planejamento de aulas, projetos e prazos de forma visual e intuitiva.
Acesso e compartilhamento de materiais: serviços de nuvem como Google Drive e Dropbox centralizam todos os seus materiais, permitindo acesso rápido de qualquer lugar e facilitando o compartilhamento com alunos e colegas.
5.3 Personalização
A tecnologia ainda permite que você saia do “ensino genérico” e promova a personalização da aprendizagem. Com as ferramentas certas, é possível adaptar o conteúdo às necessidades e ao ritmo de cada aluno.
Aprendizado adaptativo: plataformas como Khan Academy e Duolingo (para idiomas) usam algoritmos para oferecer exercícios e conteúdos personalizados, atendendo às individualidades de cada estudante.
Trilhas de aprendizagem: no Google Classroom ou Moodle, você pode criar trilhas de aprendizagem personalizadas, com diferentes materiais para alunos que precisam de reforço ou para os que desejam se aprofundar no tema.
5.4 Engajamento dos alunos
O conteúdo personalizado e o uso de recursos tecnológicos são grandes impulsionadores para o engajamento dos alunos. A tecnologia desperta a curiosidade, tornando a participação na aula mais ativa e motivadora.
Gamificação: transforma a aprendizagem em um jogo com plataformas como Kahoot!, Quizlet e Genially, que oferecem quizzes interativos cartões de estudo e desafios para aumentar a participação e o interesse.
5.5 Inovação no aprendizado
Quebre a rotina de aulas expositivas e textos densos. A tecnologia permite a inovação na forma de ensinar e a aplicação de metodologias ativas, tornando o aprendizado mais dinâmico e memorável.
Realidade virtual e aumentada (RV/RA): Explore o corpo humano de forma imersiva com o Anatomy 4D ou leve os alunos a locais históricos com o Google Expeditions (custo do hardware e aquisição de óculos especiais, demais funções gratuitas).
Vídeos interativos: use o Edpuzzle para transformar vídeos do YouTube em aulas, adicionando perguntas e anotações que garantem a compreensão do material.
5.6 Aproximação dos alunos
As novas gerações vivem conectadas, e usar a tecnologia em sala de aula pode ser a chave para construir um relacionamento mais próximo e mais produtivo. O engajamento e a curiosidade dos alunos promovem um ambiente de troca e colaboração.
Canais de comunicação: ferramentas como Slack e Microsoft Teams criam um ambiente formal e organizado para tirar dúvidas, interagir e colaborar em projetos de forma fluida. O próprio Google Classroom oferece espaços para discussões e perguntas.
5.7 Qualidade das aulas
Com o uso da tecnologia, os alunos podem ter acesso prévio a conteúdos básicos, o que permite que o tempo de aula seja usado para aprofundar nos temas. O resultado é um ensino de maior qualidade, com debates mais ricos e um aprendizado mais proveitoso.
6. Ser professor na voz dos professores do Galt
Maria Beatriz, professora de história do Brasil
"O que que me motivou a ser professora? É sempre uma questão, de uma mão leva a outra. Você sempre tem um professor que te inspirou. Normalmente quem segue a carreira de docência, é porque teve professor aí, que fez toda a diferença, que foi o que aconteceu comigo. Eu tive um professor de história, inclusive muito bom no ensino médio, que me inspirou. Eu falei cara, quero ser que nem esse cara e acabei entrando no mundo da docência. Outra coisa é um momento marcante como professora, eu acho que é vários. Na verdade, eu acho que é um momento que eu sempre gosto de ter. Que é sempre muito legal, vivenciar é o retorno de vocês. É quando vocês têm a aprovação e mandam mensagem pra gente falando cara, “eu consegui, eu nem acredito que eu consegui, muito obrigada pelas suas aulas”. É tipo lembrar da gente nesses momentos felizes e lembrar com carinho. Eu encontrei recentemente um aluno na rua e ele lembrou de mim “Bia, não sei o que, nossa que saudade”. Então é esse negócio de relembrar e com afeto ainda é o que me enche os olhos. Outra coisa sobre o desafio de ser professora? Vários, ser professor é ato de muita coragem porque a gente vê. Nas mídias e tudo mais. É um professor que não tem estrutura básica para trabalhar. É um professor que não recebe salário digno e a gente recebe muita demanda. A gente tem uma carga emocional, carga profissional muito forte, então são vários problemas. A falta de estrutura, a questão salarial. Ser professor requer muita coragem. Mas o recado que eu quero dar pra vocês de maneira geral é: vamos seguir juntos! Vamos, vocês vão conseguir a aprovação no vestibular. Mas pra isso eu o que eu sempre recomendo é a questão do diálogo com o professor. Se expressem, tirem as dúvidas de vocês falem professor adora interagir, Então vamos juntos!”
Heleno Proiss Slompo - Coordenador e professor de Geografia
"Nesse meu ainda curto percurso como docente, descobri que ensinar é muito mais do que transmitir conhecimento: é acompanhar de perto a transformação da vida dos nossos alunos. É ver nos olhos deles a evolução do senso crítico, mais confiança e a persistência de cada um. Apesar dos inúmeros desafios na educação, cada palavra de reconhecimento deles têm sido motivos para eu continuar. A cada dia, a sala de aula se torna não apenas um espaço de aprendizagem, mas também de crescimento conjunto. "
Letícia Freitas - Professora de Sociologia
“ O que me motivou a me tornar professora. Então eu já tinha escolhido a licenciatura, assim que eu entrei na graduação, mas depois de passar tempo como bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Incentivo a Docência) ver algumas situações, eu decidi que eu ia me empenhar pelo menos para ser uma boa professora. Um momento marcante da minha atuação como professora. Existem vários, eu sou muito sortuda, sou uma professora muito sortuda, porque os meus alunos são sempre muito bons, e a gente tem sempre uma relação muito boa, mas o momento vinculado ao Galt, foi uma vez que eu encontrei uma ex- galtinha a Carla no prédio da faculdade, que eu fiz graduação para ajudar a faculdade de Ciências Sociais aqui na UFG (Universidade Federal de Goiás), então foi muito bom. E outros alunos que a gente encontra no meio do caminho e que contam as histórias e contam para a gente, como eles conseguiram alcançar os seus objetivos e como a gente foi importante para isso. Então é muito bom para nós. Uma dificuldade que a gente tem na profissão. É o excesso de trabalho, adoecimento, as violências. Exige muito da gente, muito para além, inclusive da sala de aula. Uma dica que eu tenho pra vocês é que vocês continuem firmes e fortes, empenhados, que com perseverança, rotina, alcancem os objetivos de vocês. Eu tenho certeza que, assim como eu, os professores da cadeira de sociologia estão à disposição para auxiliar vocês no que vocês precisarem nessa caminhada.“
7. Agradecimento aos professores
Neste Dia do Professor, agradecemos a cada educador que dedica sua vida a ensinar e inspirar. Vocês não são apenas professores, mas cidadãos conscientes, profissionais competentes e pessoas incríveis. A vocês, nossa eterna gratidão.
No Galt Vestibulares, acreditamos que todos os jovens merecem oportunidades igualitárias de acesso ao ensino superior, independentemente de sua condição socioeconômica. Somos um cursinho voluntário criado em 2015 por 4 estudantes da Universidade de Brasília, e nos tornamos muito mais que um cursinho tradicional - somos uma instituição de empoderamento e transformação social.
Como Aplicamos Essas Técnicas na Prática
No GALT, não apenas ensinamos os métodos de estudo apresentados neste artigo, mas também adaptamos cada técnica à realidade de nossos estudantes:
Personalização do Cronograma: Nossos professores voluntários ajudam cada aluno a criar um cronograma de estudos realista, considerando suas responsabilidades familiares, trabalho e limitações de tempo.
Materiais Acessíveis: Fornecemos apostilas gratuitas, acesso a videoaulas e material didático de qualidade, eliminando barreiras econômicas ao aprendizado.
Simulados Regulares: Realizamos simulados ENEM frequentes, com correção detalhada e exercícios comentados, preparando nossos estudantes para o formato real da prova.
Apoio Psicológico: cuidando da mente e das emoções
Sabemos que a jornada até o ensino superior pode ser emocionalmente desafiadora, especialmente para jovens de baixa renda que enfrentam pressões adicionais. Por isso, oferecemos:
Acompanhamento Psicológico: Profissionais voluntários da área de psicologia auxiliam nossos estudantes a lidar com ansiedade pré-prova, baixa autoestima e pressões familiares.
Mentoria Individualizada: Cada aluno tem um mentor universitário que o acompanha não apenas academicamente, mas também emocionalmente, oferecendo suporte e motivação constantes.
Ambiente Acolhedor: Criamos um espaço seguro onde os estudantes podem expressar suas dúvidas, medos e aspirações sem julgamento.
Resultados que transformam vidas
Nossos estudantes não apenas aprendem técnicas de estudo vestibular eficazes, mas também desenvolvem autoconfiança, liderança e senso de comunidade. Muitos ex-alunos retornam como voluntários, perpetuando o ciclo de transformação social.
Faça Parte da Transformação
Como organização sem fins lucrativos, dependemos da generosidade de pessoas que acreditam na educação como ferramenta de transformação social. Sua doação permite que continuemos oferecendo material didático gratuito, apostilas de qualidade, apoio psicológico e toda a estrutura necessária para que jovens de baixa renda tenham acesso aos melhores métodos de estudo e conquistem suas vagas no ensino superior.
Pronto para transformar sua vida e a de outros? Venha fazer parte da família GALT. Juntos, construímos um Brasil mais justo e igualitário, uma aprovação por vez.